20 out 2014

Como trocar a fralda do seu bebe, passo a passo


aa

Trocar a fralda do bebê requer um pouco de prática, mas até que se consiga, é bom saber primeiro bem a teoria. Vou listar o passo a passo que vai desde limpar o bumbum do bebê, aplicar o creme, colocar a fralda limpa e fechá-la corretamente para que não aconteçam surpresas desagradáveis.

O que você precisa para trocar a fralda do bebê

Antes de tirar a roupinha do bebê prepare o necessário:

–  Trocador. Dispor de um trocador alto para não dobrar as costas durante o processo da troca de fraldas é prático e cômodo. É bom lembrar que nunca deve deixar o bebê sozinho. Um segundinho pode ocasionar uma queda. Caso não esteja em casa, coloque o bebê sempre num trocador impermeável e dobrável em uma superfície rígida e segura para evitar sujar mais do que o necessário.

–  Fralda limpa, toalhinhas úmidecidas e creme contra assaduras. Tenha à mão a fralda limpa, as toalhinhas e o creme protetor para evitar se locomover sem necessidade.

Vamos ao passo a passo

*Coloque cuidadosamente o bebê de barriga pra cima no trocador ou numa superfície segura, sólida e limpa, de preferencia onde o bebê se sinta confortável.

* Tire a roupinha do bebê apenas da cintura para baixo. Retire as fitas autoadesivas da fralda suja, abra e levante as pernas do bebê e feche a fralda com segurança a parte da frente contra a de trás. Caso haja cocô, utilize a parte da frente da fralda para limpar a pele, sempre no sentido da frente para trás. Coloque o bumbum do bebê sobre a parte externa da frente da fralda.

*Levante as pernas do bebê e limpe a pele do seu bumbum com uma toalhinha úmida. Se for uma menina, sempre no sentido da frente para trás, ou seja, da vagina até o bumbum, para evitar possíveis infecções. Se o seu bebê é um menino, limpe o pi pi igualmente as dobrinhas e o resto da área da fralda sem tentar forçar a separação entre a glande e o prepúcio.

* Seque cuidadosamente a área com uma toalhinha seca, principalmente nas dobrinhas da pele.

Aplique creme contra assaduras para isolar a pele da umidade ao redor do bumbum e entre as pernas. Assegure-se de espalhá-la bem e lembre-se de que não é necessário aplicar grande quantidade.

* Levante as pernas do bebê, feche a fralda suja, feche com as fitas autoadesivas e retire-a.

* Abra a fralda limpa e coloque-a debaixo do bumbum do seu bebê. Erga a parte da frente cobrindo suas genitais. Se seu bebê é um menino, assegure-se que seu pintinho fique apontado para baixo para que a fralda possa reter sua urina.

* Uma vez que a parte dianteira está da mesma altura que a traseira ao redor da cintura do bebê, pode fechá-la utilizando as fitas autoadesivas que se encontram em ambos os lados da parte traseira da fralda. Deverá ajustá-la o suficiente sem apertar muito, nem solto demais para não deixar escapulir nada.

Momentos de higiene como esse, vão acontecer muito durante o dia. No princípio, quando são recém-nascidos, leva mais tempo, pois deve executá-lo com muito cuidado. Depois as trocas de fraldas tornam-se mais rotineiras, mas o importante é saber aproveitar essa rotina de asseio como um momento especial para compartilhar carinho, palavras doces, massagens e brincadeiras com seu bebê.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe seu comentário