16 set 2013

Congelando os alimentos do bebê


papinha2-471x570Muitas mamães por falta de tempo de poder fazer a comidinha fresquinha do seu bebê diariamente, cozinham no final de semana e congelam a papinha para os próximos dias. Em todo caso existem alguns cuidados que são muito importantes serem levados em conta visto que a proliferação de bactérias é algo que acontece com frequência.  Veja abaixo alguns cuidados necessários para o congelamento dos alimentos.

As papinhas também podem ser congeladas, desde que não contenham maionese, ovos ou claras cozinhas, gemas, vegetais crus, iogurte, folhas de verduras e de frutas, além de banana. E nada de colocar no freezer o que sobrou do pratinho da criança. Alimentos que já entraram em contato com a saliva ficam suscetíveis à contaminação. - O alimento pode ser congelado em potes plásticos ou de vidro, desde que eles sejam lavados com sabão neutro e água quente, antes da utilização.

Pode descongelar e congelar de novo?

Não. A multiplicação de bactérias começa no ato do descongelamento e pode se agravar, caso a comida seja congelada novamente. Por isso, armazene porções pequenas, para não haver sobras.

** A maioria das papinhas dura cerca de 30 dias no freezer, mas tudo irá depender do tipo de alimento que a compõe.

Confira alguns exemplos:

- Papinha de fruta ou de legumes: poderá ser armazenada durante dois dias na geladeira e congelada por seis meses.

- Papinha de carne ou de ovo: poderá ser armazenada por um dia na geladeira ou congelada por um a dois meses.

- Combinações de carne e legumes: podem ser armazenadas por um ou dois dias na geladeira e de um a dois meses congeladas.

- Dica: cole uma etiqueta no recipiente, com a data de produção e de validade. Aproveite e anote o sabor, para facilitar a identificação.


Para Servir

Um dia antes, retire a papinha do freezer e coloque-a na geladeira. O processo de descongelamento será natural e com menor risco de contaminação bacteriana. No dia seguinte, esquente e sirva.


E a perda de nutrientes?

Não existe alimento que não perca nutrientes quando congelado, mas há dicas para melhorar a conservação,

- Chuchu, abobrinha e berinjela congelam melhor como prato pronto.

- Mandioca bem fresca pode ser congelada crua e sem casca.

- Couve-flor, brócolis, alcachofra e repolho: precisam ser bem lavados. Em seguida, deixados de molho em água com limão e sal por 30 minutos. Assim, eliminam pequenos insetos e duram mais.

- Ervas para tempero: lave, seque, pique a gosto e congele.

- Tomate: retire a casca e as sementes antes de preparar molho, suco ou purê.

Agora não temos mais desculpas, imprima este texto e cole na geladeira…. Assim não tem como sua babá ou doméstica cometerem erros, mesmo quando vc não está em casa.

Bjo, bjo

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe seu comentário