06 jun 2014

Uso precoce de cosméticos pode causar problemas de pele nas crianças


Mamães, leiam o texto a seguir…

“… Meninas cada vez mais novas se rendem ao esmalte nas unhas e maquiagem no rosto. Afinal, é natural que as crianças queiram fazer as mesmas coisas que os pais fazem. Além disso, há vários produtos no mercado com apelo ao público infantil e que chamam a atenção das crianças. Mas o uso desses produtos tão cedo pode trazer sérios problemas para a saúde das pequenas.

A dermato-pediatra Angélica Vasselai alerta para alguns riscos, já que a pele, assim como todo o resto do corpo e do organismo, ainda não está totalmente desenvolvida na infância. “A pele é muito fina e sensível, por isso produtos cosméticos ou de higiene que não sejam específicos para crianças podem acarretar em alergias e dermatites. O uso precoce de maquiagens e esmaltes contribui para a ocorrência destes problemas nas crianças”. Ela lembra ainda que mesmo que não apareça nenhuma reação logo após o uso, os malefícios podem surgir em longo prazo. “Muitas vezes, somente depois de várias exposições é que ocorre a reação”, explica.

Para a psicóloga infantil Maria Eduarda Vasselai além dos problemas de saúde, o uso de cosméticos pode fazer com que os pequenos se tornem adultos antes do tempo. “É muito importante preservar a infância. Utilizar maquiagem descaracteriza esse período tão importante da vida. As meninas vão ter muito tempo para pintar as unhas e passar sombra nos olhos, entre outros produtos”, avalia.

As duas especialistas recomendam o uso moderado desse tipo de produto. “De vez em quando, em uma brincadeira, é possível utilizar com bom senso, por exemplo, adesivos decorativos nas unhas ou um gloss labial infantil”, comenta Angélica. É importante ressaltar, ainda, que esses cosméticos devem ser inspecionados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e próprios para crianças.”O ideal é que elas utilizem apenas produtos específicos para a idade delas, com protetor solar, por exemplo”, completa a dermato-pediatra…”

Alguns cuidados, inofensivos fazem com que sua criança tenha uma infância muito melhor!

Bjo, bjo

AAAAAAA

Fonte: http://www.melz.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe seu comentário